terça-feira, 26 de agosto de 2014

CUPCAKE VELUDO VERMELHO (RED VELVET)




Fala Galera! Tudo bem?
Há algum tempo comprei um livro de cupcakes, mas como não sou muito de doce, eu não tinha feito nenhum... resolvi começar em grande estilo! Olha que maravilhoso que ficou!! Ficou muito saboroso! E de comer com os olhos!!  Vou colocar a foto do livro de onde está a receita que fiz. Só uma ressalva, ele diz que rende 24 unidades, fiz exatamente igual a receita, pesando cada ingrediente e rendeu 09 bolinhos.

Ingredientes Massa:

80g de manteiga sem sal amolecida
120g de açúcar
1 ovo
15g de chocolate em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de corante vermelho (líquido ou pó. Eu usei um potinho com 5g)
120ml de Buttermilk (fiz em casa)
140g de farinha de trigo
Uma pitada de sal
1 colher de café de bicarbonato de sódio
10ml de vinagre de vinho branco

Para a Cobertura:

160g de açúcar impalpável
½ colher de sopa de canela em pó
30g de manteiga sem sal amolecida
60g de creme de ricota ou cream cheese (eu usei creme de ricota)

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 160°C.  Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até se transformar em um creme claro e fofo. Passe para a velocidade alta e junte o ovo. Continue batendo até que esteja muito bem misturado. Em uma tigela pequena, misture o chocolate em pó, a essência de baunilha e o corante e faça uma pasta. Junte a pasta a mistura de manteiga e bata até obter um creme homogêneo. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos metade do buttermilk.  Adicione metade da farinha peneirada e continue batendo. Aumente outra vez a velocidade da batedeira e termine de colocar o buttermilk e a farinha. Diminua e velocidade e adicione o bicarbonato de sódio e o vinagre e deixe bater por mais alguns minutos. Divida a massa em forminhas e leve ao forno por 20 minutos ou até que esteja assada.
Preparando a Cobertura:
Bata na batedeira o açúcar, a canela e a manteiga, adicione o creme de ricota e continue batendo até incorporar (cerca de 5 minutos). Não bata demais para não ficar muito mole.

Decorando:

Com os Cupcakes já frios cubra-os com a cobertura que você preparou e decore com uma fruta vermelha!

OBS: Se você for bom de confeitar, pode colocar a cobertura numa manga de confeitar, bico pitanga e decorar.

OBS2: Você também pode retirar delicadamente o centro do cupcake (com uma faca ou descaroçador de maça) e rechear com a cobertura, subindo até a decoração superior e por fruta!


Espero que tenham gostado!

bjos 

Lolí


 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

BATATA RÚSTICA COM QUEIJO




Boa Tarde meus queridos!! tudo bem? 
Pra mim uma boa receita não é a mais complicada ou com ingredientes caros, mas sim aquela que vc consegue fazer ficar deliciosa só com o que tem na geladeira, e surpreender a familia, o marido, as visitas... A receita de hoje não tem segredo nenhum, serve de idéia pra quem quer fazer algo simples, e não tão batido, suas visitas /familia vão adorar!
A receita de hoje foi baseada na minha experiência em barzinhos (que não é grande..rs). Quem já foi em um barzinho e olhando o cardápio deu de cara com a famosa porção de fritas, e mais adiante a porção de Batata rústica?! Eu adorei essa opção, pois as batatas são assadas e não fritas, geralmente feitas na hora e não uma batata pronta congelada, é feita com temperos moídos na hora, fica delicioso! e com o visual lindo também! é de comer com os olhos!
Eu resolvi fazer em casa um dia que abri a geladeira e só tinha batata!! rsrsrsssrs. Bom vamos lá!

Ingredientes: 

200g de batatas lavadas com a casca 
100g de queijo Mussarela (ou de sua preferência)
sal grosso (quanto baste)
Azeite (quanto baste)
Ervas finas
Pimentas calabreza, do reino preta e rosa  (quanto baste)


Modo de Preparo:

Higienize as batatas, corte cada batata em quatro pedaços, coloque numa forma antiaderente, regue com azeite, salpique sal grosso, as ervas e pimentas, mexa bem. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos, tire o papel alumínio e volte ao forno até que fiquem douradas. e pronto! Só servir, com queijo mussarela (ou de sua preferência) ralada grossa por cima como acompanhamento ou como porção! 


Espero que vcs gostem!!!
bjão Lolí

terça-feira, 12 de agosto de 2014

BISTECAS DE PORCO COM MOLHO DE COCO e REPOLHO CROCANTE




Oláaas!!
Essa preparação eu peguei na minha apostila do curso, não fiz lá, fiz em casa, ficou muito bom! A melhor coisa de se fazer um curso de cozinha é abrir a mente (paladar) para as coisas novas e diferentes! Essa Receita é bem simples e muito saborosa. Espero que gostem.

Ingredientes:

4 Bistecas de porco
200 ml de leite de coco (1 vidro)
½ Pimentão verde
½ Repolho roxo
½ Pimenta dedo de moça (fresca, sem sementes).
Farinha de trigo (o suficiente para empanar)
Curry (a gosto)
Manjericão (a gosto)
Sal (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
Óleo de soja (quanto baste)

Modo de Preparo:

Tempere as bistecas com sal e pimenta, empane levemente com a farinha de trigo e frite (grelhe) em uma frigideira com um fio de óleo. Reserve.
Corte o Pimentão em bastões finos (corte Julienne), o repolho bem fininho (corte Chifounad), salteie os legumes na mesma frigideira da carne. Reserve. Ainda na mesma frigideira (sem gordura), coloque o leite de coco, o Curry, a pimenta de dedo de moça cortadinha e o manjericão, deixe ferver e se necessário engrosse com Slurry. (Slurry é um espessante que fazemos em casa com água e amido de milho. Eu usei 15g de amido de milho para 30g de água. Em um copo dissolva o amido de milho com a água, e verta aos poucos no molho, até que fique com a consistência desejada).
Sirva com arroz de coco ou arroz branco.
Aproveitem!







Espero que gostem!
Beijão Lolí




terça-feira, 5 de agosto de 2014

BOLINHO COM GOIABADA DA LOLÍ SEM GLÚTEN




Olás!!  Mais uma receita da minha série bolinhos! Quem me conhece ou me acompanha pelo Blog sabe que eu adoro fazer bolinhos. Esse aqui é moleza de fazer, e fica muito bom! O pessoal do curso adorou! Ele fica levinho! É uma receita sem glúten, então os celíacos podem cair de boca!!rsrs.  Prometi a receita e aqui está:

Ingredientes:

½ Xícara de Farinha de milho (sim aquela que vc conhece! Não vou por o nome pra não fazer propaganda).
½ Xícara de açúcar (eu usei a Cristal orgânica)
½ Xícara de óleo de Milho
½ Xícara de leite (eu usei desnatado)
1 ovo
½ Xícara de farinha de arroz
½ Colher de sopa de fermento químico em pó
Opcional: 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (o bolinho fica com gostinho de queijadinha.. hummm).

Para o recheio:
Goiabada!! Quanto você gostar, mas fica legal quadradinho de 10g.
E pode ser a normal ou a cascão.

Modo de Preparo:

Corte a Goiabada em dadinho e passe-os na farinha de arroz. Reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixando a farinha e o fermento por último. Coloque a massa nas forminhas, deixando 1 dedo de espaço para que cresçam. Coloque um dadinho de goiabada em cada bolinho. Cubra-os com um pouquinho da massa, para não ficarem de fora, pois do contrário o resultado visual é feio, mas também não os empurre com os dedos para o fundo, senão queimam (experiência própria!).
Asse-os até que fiquem dourados.
Sirva com café ou chá da tarde! Recomendo!


Espero que gostem! Dúvidas, sugestões, comentários são muito bem vindos!
Beijão

Lolí