sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

COZIDO DE LENTILHA E LINGUIÇAS



Olá Amigos, tudo bem? Peço desculpas pros meus fiéis seguidores, falhei nas duas últimas semanas... é essa correria de fim de ano!!
Essa receita encontrei num livro mara que comprei na Bienal aqui em Sampa (fala sobre uma frente culinária chamada Slow food, que é literalmente cozinha lenta, movimento que vai contra o fast food), são pratos que geralmente não demoram de começar a preparar - note que preparar tudo e começar a ferver não demora -  mas com o cozimento lento, e utilizando ingredientes sempre frescos, podemos falar mais sobre isso de vocês quiserem). Adaptei uma ou outra coisa, porque não encontrei (vou colocar a foto do livro pra vocês verem), ficou muito muito muito bom!!!!! Eu usei uma panela de barro, o que na minha opinião fez toda a diferença pelo seu cozimento lento, e agregar sabor a preparação, pois o caldo engrossa, o cozimento fica delicioso!!
Espero que gostem!

Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite
4 Linguiças toscanas frescas
2 Linguiças Caipiras ( aqui vc coloca a que encontrar, eu comprei o tipo calabresa caipira na feira livre aqui perto de casa).
100g de bacon (magro) cortado em cubinhos
1 cebola bem picada
2 cenouras cortadas em cubinhos
3 dentes de alho bem picados
Pimenta do reino moída na hora
3 ramos de alecrim
2-3 ramos de tomilho (usei o seco)
200g de lentilha lavada e escorrida
200 ml de vinho tinto
900 ml de caldo de galinha quente (eu usei caldo de legumes, fiz em casa).
1 pimenta vermelha fresca
Azeite extra virgem para servir

Modo de Preparo:

Corte as Linguiças da maneira que você gostar, corte os vegetais, deixe tudo cotado, picado, o caldo pronto, etc. (isso se chama fazer o Mise en Place). Em uma Panela (a minha é de barro) Adicione o azeite, frite as linguiças frescas até começar a dourar, acrescente a cebola, mexendo sempre, acrescente a linguiça caipira cortada, a cenoura, o alho e as ervas, pimentas, mexa vagarosamente, junte a lentilha, o vinho e aqueça ate ferver, coloque o caldo de galinha, mexa até começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1 hora (verifique o ponto da lentilha). Verifique de tempos em tempos, para ver se não está secando muito, se necessário, acrescente água quente.
Sirva em cumbucas, regado com um fio de azeite e se quiser uma fatia de pão que desejar.











Espero que gostem!!
Grande beijo Lolí


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

QUICHE DE ALHO PORÓ COM CREME DA LOLÍ






Olá!!   Galera pra variar estou atrasada na publicação.. rsrs me perdoem! Prometo compensar com uma receita bem gostosa!
Quiches são fáceis de fazer, mas pra massa ficar bonita, precisa de alguma pratica, Eu preciso praticar mais!  e você pode rechear com praticamente qualquer coisa que fica ótimo! Essa é a minha receita. Espero que gostem!!

Ingredientes:

Para a massa

2 Xícaras de farinha de arroz (pode ser de trigo)
¼ de xícara de farinha de trigo integral
130g de manteiga sem sal gelada (cortada em cubos)
Água gelada (até dar ponto)
Pitada de sal

(Se você só tem Farinha de trigo comum não tem problema! não deixe de fazer! use 2 xícaras de Farinha de trigo e a mesma quantidade dos outros ingredientes da massa, eu já fiz e fica mara do mesmo jeito!)

Para o recheio

4 unidades de alho poró
100g de manteiga sem sal
100g de farinha de trigo
100g de mussarela ralada grossa
500 ml de leite (eu usei o que eu tinha: desnatado)
Pimenta do reino branca a gosto
Noz moscada a gosto
Pitada de sal

Modo de Preparo:

Aqueça o forno a 220°C. Começando pela massa, em um recipiente misture as farinhas, o sal e a manteiga, misture com as pontas dos dedos, até formar uma massa leve e com um pouco de liga, se necessário, acrescente um pouco de água gelada para chegar. (se você estiver usando farinha de trigo tome cuidado para não desenvolver o glúten na massa).
Com essa massa forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo. Removível. Leve ao forno por 15 minutos.
Higienize o alho poro, e corte em anéis finos. Reserve. Em uma panela derreta a manteiga, acrescente a farinha e doure levemente (cerca de 2, 3 minutos). vá acrescentando o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar, até que forme um creme espesso e liso, tempere  com sal, pimenta e a noz moscada. Desligue o fogo, acrescente o alho poro e mexa.
Coloque o recheio na massa pré- assada, adicione o queijo por cima, e volte ao forno por mais 15 minutos, ou até que o queijo esteja gratinado (você pode maçaricar se quiser).





Espero que gostem!
Façam e me contem!
Obrigada e grande beijo!

Lolí